banner-site_impossible21_2160x992px.jpg

Um CONVITE da Impossible - Passionate Happenings, em parceria com o IPDJ, CML, a SCML, a Cátedra da Unesco em Educação e a Sumo Portugal.

Não porque a pobreza e a exclusão se resolvem num dia, mas porque há momentos, bem para lá de qualquer relação contratual e dos dias da semana, em que a renovação, no espaço público, de um compromisso-sem-termo, a favor de uma Justiça Maior e inclusiva de Todos, se impõe como necessária e até urgente.

17 de outubro de 2021, Jornada Internacional pela Erradicação  da Pobreza, um domingo, é um desses oportunos momentos.

No  final  da manhã (10h-13h), no auditório do IPDJ, no Parque das Nações, propomo-nos refletir sobre a "Pobreza, Exclusão e Performance". Aproveitamos o rescaldo dos Jogos Olímpicos de Tóquio para, num horizonte dito sempre mais pós-humano, nos perguntarmos se é do ser da Terra ser "Arena", e do movimento mobilizado da espécie humana ser "predador altamente sofisticado''.

À tarde (16h-17h), ao redor da Laje da Rua Augusta (Lisboa), junto ao arco, não só faremos memória daqueles que padeceram e sofrem, ainda hoje, a pobreza e exclusão nas sua vidas - sem esquecermos, obviamente os maus-tratos e o extermínio infligidos à Terra e a tudo quanto a habita -, como deixaremos claro que vamos continuar a trabalhar sobre os antagonismos do "aqui e agora", num esforço sem tréguas, para que Justiça e Bondade possam brilhar nos afazeres quotidianos, e ser Casa de TODOS. 

No  final, ao som de uma canção, "Coragem de Herói", partilharemos uma merenda. E para que nada dela se perca, solicitamos às organizações participantes, que com a sua presença (decidindo tomar parte), confirmem também o número de pessoas que vão estar consigo.

Concluindo, ousamos ainda sugerir uma breve caminhada-passeio, na direção da Laje. Organizações, famílias, grupos de amigos, poderiam dar-se um ponto de encontro, próximo da rua Augusta (15.30h), e caminhar, depois, na sua direção. Organizações poderiam fazê-lo, empunhando também a sua bandeira.

A participação é livre, mas limitada. Por isso, submeta já a sua inscrição.

MUITO OBRIGADO!

Saiba mais: impossible.passionatehappenings@gmail.com; tel.: 967148760